Acne na idade adulta: como tratar.

Espinha-png

Acne na idade adulta: como tratar.

Embora a acne seja um problema típico da adolescência, ela também pode acometer a pele adulta. Saiba as causas mais comuns da acne em mulheres e conheça dicas para prevenir e tratar o problema, deixando sua pele linda e saudável!

O que é acne?

A acne é uma dermatose causada pelo aumento da produção de secreção pela glândula sebácea e também em virtude da obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local, provocando o surgimento de espinhas e, em alguns casos, manchas. Cerca de 50% das mulheres adultas entre 21 e 30 anos têm o problema. Entre 31 e 40 anos, uma em cada quatro mulheres sofre com a acne, como mostra um estudo divulgado pelo Journal of Women’s Health.

Na mulher adulta, a acne é encontrada geralmente na parte inferior do rosto, conhecida como zona U (pescoço, queixo e mandíbula). Os cravos são mínimos e clinicamente pouco visíveis. As espinhas têm a aparência inflamada e podem causar dor e manchas vermelhas de vários tamanhos em estágio moderado. Elas se desenvolvem gradualmente, ao longo do tempo.

A acne na idade adulta deve ser tratada e controlada, pois o efeito negativo na qualidade de vida que ela causa pode durar por anos, com grande impacto no lado psicológico, no bem-estar emocional e na convivência social de quem tem o problema.

25243055

O que causa a acne na mulher adulta?

Uma das causas da acne na mulher adulta é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). As alterações hormonais decorrentes do distúrbio podem aumentar ou agravar a acne. O histórico familiar também influencia na pele acneica adulta. Cerca de 50% das mulheres que sofrem com este problema após a adolescência tem mãe e irmã com a mesma condição. Além disso, fatores como o fumo e a má alimentação podem piorar a acne.

A má alimentação influencia igualmente nas condições da pele. Frituras, açúcar, pão, arroz e batatas pioram espinhas e cravos. O mesmo vale para carnes e laticínios, devido aos hormônios aplicados nos animais. Produtos que contêm óleos em sua composição, como medicamentos, cosméticos, cremes e filtro solar, também podem causar ou piorar a pele acneica. Além disso, o excesso de sol influencia no surgimento da acne com a produção excessiva de oleosidade e causando manchas.

5668-descubra-o-que-e-a-acne-da-mulher-adulta-opengraph_1200-2

Como tratar a acne na pele adulta?

Procedimentos clínicos como limpeza de pele, peeling químico, terapias com lasers e luzes aceleraram a melhora, mas não substituem o tratamento convencional.

Para evitar a acne na pele adulta, comece pelo básico: bons hábitos de limpeza da pele. Evite usar produtos e maquiagens pesadas e gordurosas, pois a tendência é a obstrução dos poros e o aumento da oleosidade, que levam à formação da acne. Utilize produtos oil-free e não comedogênicos. O segundo ponto é a alimentação: consuma baixos níveis de carboidrato e invista em alimentos integrais, orgânicos, legumes, vegetais, frutas, feijões e lentilhas, pois eles amenizam a doença.

Para tratar a pele, lave o rosto com um sabonete que controle a oleosidade sem agredi-la. Utilize produtos que trabalhem na renovação da pele, tenham ação secativa e clareadora. Dermocosméticos com zinco, ácido salicílico e ácido lactobiônico em sua composição são ótimas opções, pois esses de ativos ajudam na redução do processo inflamatório, na inibição da produção de sebo e na hidratação.

pele-cuidados-armazenar-produtos-de-beleza

 

Fonte: Adcos

Alessandra Valente

Alessandra Valente

Atua em São José dos Campos desde 2012, é formada em estética facial e corporal, gosta muito de compartilhar dicas e informações sobre esse assunto, tirando todas as dúvidas possíveis de seus leitores.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Captcha loading...